Sephora kids
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Este é o nome dado a mais uma praga da nossa sociedade que se vem alastrando estupidamente:
A obsessão pelas rotinas de cosméticos que alcança crianças entre os 12 a 14 anos. Vi uma reportagem na televisão e fiquei com vontade de ouvir as vossas opiniões.
As crianças imitam o que observam, e na era da internet, o que muitos veem nas redes sociais são hábitos obsessivos com a perfeição e a beleza. A cultura do skincare (cuidado com a pele, em inglês) é a tendência, cada vez mais popular, de compartilhar rotinas que envolvem o uso de vários produtos. Sérum, retinol, colágeno, peeling e ácido hialurônico são palavras que já se instalaram no vocabulário do dia a dia de miúdas por este mundo fora e, deram origem a um transtorno chamado cosmeticorexia, que define a compra e o uso excessivo de produtos de cuidado da pele.
A coisa chega ao ponto de crianças de 13 ou 14 anos consumirem produtos para adultos como anti-rugas ou produtos com colágeno ou ácido hialurônico que pode levar a graves queimaduras no rosto.
As lojas de beleza agora estão inundadas de meninas e pré-adolescentes viciadas em cosméticos que não precisam, e essa prática não apenas perturba os comportamentos esperados para essa idade, mas também pode ter efeitos na saúde. Os especialistas em pele alertam para um aumento nos casos de irritação, acne e dermatite entre os mais jovens, como reação aos potentes princípios ativos contidos nos produtos que usam para imitar os influenciadores.
A minha grande questão é: que raio andam a fazer os pais destas Sephora kids? Não verificam o que as filhas compram? Não se apercebem dos rituais de skincare? E para aqueles que sabem mas não se sentem capazes para quebrar o vício, que tal deixar de dar semanada às miúdas.
Estamos a viver num mundo cada vez mais influenciado pelas redes sociais, é óbvio.Mas quando chegamos ao ponto de que brincar com as barbies já está obsoleto para uma criança de 12 anos...aí as coisas estão mesmo a ir pelo cano abaixo.
Mas isto sou só eu